Segue abaixo cópia do projeto de Ética e Valores e algumas acolhidas:
Professora: Rosemeire Guimarães dos Santos
Turno: Diurno
Turma/ Ano:
Projeto de Sala: Sociedade e Cultura
Tema: Ética e Valores para a Cidadania
Data e Execução e Culminância:
Ética e Valores para a Cidadania
Objetivo:
Resgatar valores como respeito, responsabilidade, cooperação, auto-estima e preservação do ambiente escolar.
Comentário Introdutório:
Esse tema foi escolhido para melhorar as relações interpessoais na sala de aula e no ambiente social do qual a criança vive.
Estratégias:
• O que são valores morais?
• O que é preciso valorizar no outro?
• Porque precisamos viver bem em sociedade?
• O ambiente escolar deve se preservado?
Sugestões:
• Refletir e discutir coletivamente os valores sociais e interpessoais;
• Promover dinâmicas de grupo para melhorar a socialização;
• Produção de texto com o tema” O que eu devo fazer para melhorar”
• Discussão sobre a conservação do ambiente escolar e alguns pontos do regimento escolar;
• Confecção de material com mensagens como: respeito mútuo, organização, saudação, auto-estima, solidariedade, colaboração, compreensão.
ACOLHIDAS
A acolhida faz parte da rotina na sala de aula no qual deve transmitir ao aluno a importância da sua presença através de ações calorosas.É o momento de oportunidade dada aos alunos para desenvolverem sua capacidade de expressão- saber falar, saber ouvir, prestar atenção e saber observar. A motivação e a alegria na acolhida é importante para o processo de aprendizagem do educando.
É importante ressaltar que as atividades devem ser próprias para a idade dos alunos, tomando cuidado para não infantilizar esse momento, nem prolongá-lo além do tempo necessáio.
01-O Que Eu Penso Que os Outros Pensam de Mim
Objetivo
Identificar forma de auto-conhecimento e convívio nas relações sociais através de análises e interpretações.
Material: cartolina, papel, revistas jornais lápis de cor, etc.
Procedimentos: O educador explica aos alunos que eles irão pensar sobre eles. Podendo criar frases, cartazes, figuras, gestos, etc.
Refletindo e expressando:
a- O que meus pais pensam de mim;
b- O que meu professor pensa de mim;
c- O que meus amigos pensam d mim;
d- O que eu penso a meu respeito.
Após o término da tarefa, os trabalhos serão expostos e serão efetuadas as análises e interpretações das diferentes formas de se expressar. As características negativas poderão ser discutidas 9 Poe que pensam isso de mim?. Pó que penso isso de mim? ) e conjuntamente buscar soluções ou mudanças necessárias para que tal impressão seja mudada.
02- Sons Combinados
Objetivo
Desenvolver a atenção, concentração e integração
Procedimento:
Uma pessoa faz um som e todos repetem, outra pessoa repete o primeiro som, cria outro e todos repetem, e assim consecutivamente.
03- Quem Saiu ?
Objetivo
Trabalhar a observação , a atenção e percepção
Procedimento:
O educador organiza todos em círculo. Solicita que todos observem bem o grupo e escolhe um aluno e veda os seus olhos. Logo após o educador retira alguém da sala ou modifica as posição de algum aluno. Abe os olhos do aluno e pergunta o que foi retirado ou modificado.
04- O Amigo Secreto. E o Jogo das Qualidades
Objetivos
Trabalhar a observação, agilidade mental e o auto-conceito
Material: lápis e papel
Procedimento: O educador sorteará “dois amigos secretos” para cada aluno.Que realizarão as tarefas em função dos seguintes conjuntos de qualidades:
Paciente organizado competitivo forte
Elegante criativo inteligente esportivo
Bem humorado habilidoso esperto alegre
Observador prestativo compreensivo responsável
Perseverante seguro honesto corajoso
Curioso sociável disciplinado emotivo
Esforçado ativo falador prático
O educador deverá debater com o grupo o sentido dessas qualidades antes do início do jogo. Solicitará que cada criança escreva em um papel os nomes dos seu amigos secretos e quais as qualidades que melhor os descrevem e entrega ao monitor. Os papéis serão entregue aos alunos aos quais foram atribuídos as qualidades.
Cada criança deverá completar o quando abaixo, escrevendo quatro qualidades que ele mesmo se atribui e as qualidades que seus dos amigos escreveram:
a) As qualidades que me atribuo:
1 - ________________________
2 - ________________________
3 - ________________________
4 - _________________________
b) As qualidades que meus amigos secretos me atribuíram:
1 - _______________________
2 -_______________________
3 - _______________________
4 - _______________________
Após o término do trabalho deverá haver um debate sobe as atividades executadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário